sábado, 30 de março de 2013

Definitivamente não vejo beleza nenhuma em garotas que se vestem igual uma piriguete. Me desculpem, mas apelar pra decotes enormes e expor 90% do seu corpo não é o que vai te deixar mais atraente ou bonita. O máximo que vão conseguir com isso são cantadas de pedreiro e comentários em fotos com dialetos típicos de tarados do facebook como "gata, linda, princesa, etc"... Acredite, sua personalidade e inteligencia podem ser muito mais atraentes do que seu corpo.
Como diz o poeta .. Aprende menina , aprende que dói menos. Não adianta você se deprimir. Eu sei que dói , dói muito , parece que lhe arrancaram o coração. Mas tente menina , suporte. Você é forte, bem mais do que pensa. Não adianta você escrever o nome dele em seu RG. Se ele não quiser será em vão. Não crie ilusões, apenas deixe o tempo passar , ele sabe o que faz , enquanto isso viva. Nada dessas teorias de conto de fadas , Romeu e Julieta, você não precisa de uma barba em sua nuca para estar completa. Nem de um novo amor para esquecer esse, porque isto não é verdade. Mas caso aparecer uma barba cheirosa, bem cuidada. Aproveite. Mas não se esqueça de você menina, nem se faça de brinquedo alheio. Se ama e como nunca. Viva.
“Só não se esqueça, que eu lutei mesmo sem forças. Que eu sorri mesmo sem motivo e que eu te amei, mesmo que você não tenha me amado de volta.” 
— Querido John.
Eu não sou o melhor para você, certo? E sabemos que você também não é o melhor para mim, não é mesmo? Cada um pro seu lado, combinados? Caramba, estamos bem mais crescidos e maduros, legal, né? É como dizem, foi bom enquanto durou. Então é isso. Até logo, dois beijinhos no rosto, desce pro pescoço, um sorriso malicioso… Fugiu do controle. Só mais umas horas, mais umas noites, mais uma vida. Fazer o quê? A gente tenta se desamar outro dia… Hoje não.”
— Allax Garcia
“- E o amor?
- Que amor?
- Ai dentro.
- Onde?
- No teu coração.
- Que coração?
(silêncio)”
— Igor C.
Cada relacionamento entre duas pessoas é absolutamente único. Por isso você não pode amar duas pessoas da mesma maneira. Simplesmente não é possível. Você ama cada pessoa de modo diferente por ela ser quem ela é e pela especificidade do que ela recebe de você. E quanto mais vocês se conhecem, mais ricas são as cores desse relacionamento.
(A Cabana, pag. 199)
"Você disse que não sabe se não, mas também não ter certeza se sim. Quer saber? Quando é assim , deixa vir do coração. Você sabe que eu só penso em você , você diz que vive pensando em mim .. Pode ser , se é assim .. Você tem que largar a mão do não , soltar essa louca arder de paixão , não há como doer pra decidir .. Só dizer sim ou não , mas você adora um sim .. Eu levo a sério , mas você disfarça ( ... ) "
“Esquece. Não vou atrás de ninguém. Não mais. Ontem eu quis desesperadamente a sua companhia lá naquele banco da praça, quis ficar ali com você a noite toda se pudesse. E quando fui embora pensei em te ligar, dizer pra voltar amanhã, vir me fazer sorrir. Mas não. Hoje eu acordei e pensei que seria melhor não, eu não quero me apegar em ninguém, não quero precisar de ninguém. Quero seguir livre, entende? Mesmo que isso me faça falta, alguém pra me prender um pouquinho. Vou me esquivar de todo sentimento bom que eu venha a sentir, não levar nada a sério mesmo. Ficar perto, abraçar de vez em quando, sentir saudade, gostar um pouquinho. Mas amar não, amar nunca, amar não serve pra mim. Prefiro assim.”
— Quem sabe um dia eu diga isso pra mim mesma, mas por enquanto, eu quero e sei que mesmo que não queira, eu vou continuar te amando.
“Se fosse ontem, eu correria para os teus braços no primeiro pedido de desculpas. Se fosse ontem, qualquer buquê de flores ou qualquer caixa de bombons, dessas promoções de supermercado mesmo, me faria mudar de ideia. Se fosse ontem, qualquer toque teu me faria arrepiar e qualquer sorriso, por mais fajuto e forçado que seja, me faria sorrir de volta. Se fosse ontem, você ainda estaria aqui e eu não precisaria escrever nada disso.” — Querido John.
“Whisky forte, cigarro forte, abraço forte. Tudo forte, só para compensar um coração tão fraco.”
— Esteban.
“Eu tenho vontade de matar as pessoas que colocam TUDO no facebook, exemplos: “Aiii porque você me deixou? Estou triste!”, “Feliz porque ele me ama!”, “Eu não quero mais você!”, “Minha mãe brigou comigo!”, “Meu peixe morreu!”… Etc. Eu tenho vontade de esfregar a cara delas no chão. Tem que sofrer muito minha filha, tem que ser largada por um milhão de homens e vê se aprende que amor não se implora. Vê se aprende que se ele gosta, uma frase no facebook não significa nada. Vê se aprende que se ele não gosta, você pode escrever até o RG dele no seu mural, ele nem vai ter a capacidade de ler. Aprende. Aprende. Aprende que dói menos.”
— Tati Bernardi.
"E cá estou eu novamente, perdida em pensamentos, todos voltando-se sempre para um nome: o seu. Cá estou eu, vendo lembranças tuas onde não há memórias, sentindo teu cheiro onde não há aroma. Eu nunca precisei de lembretes para pensar em você, porque eu mesma já virei uma memória sua. Eu sou sua. Mas me pergunto: já não nos envolvemos demais? olho no calendário a data que tanto estimei, subconscientemente. Hoje é dia 5 de setembro. Faz exatamente dois meses desde que nos envolvemos pra valer. Mas não estamos mais juntos. Então por que eu tenho essa sensação de que ainda temos muito para viver e aprender? Eu tenho sempre um sentimento ruim quando imagino um futuro em que você não esteja presente; eu fico nostálgica. Não sei como esse amor por você surgiu, só sei que surgiu. E, não negue, você também me ama, só falta se dar conta disso. Não sei como, depois de tanto tempo, consigo me lembrar de nossa primeira conversa, da nossa primeira troca de olhares, quando minha memória é tão falha para o resto das pessoas. Lembro do ciúmes logo no dia após a primeira conversa; e só sinto ciúmes de quem eu amo. Então, posso, sim, dizer que foi amor à primeira vista."
“Por quê você não ri 5 vezes da mesma piada, mas chora 10 vezes pelo mesmo motivo?”
— Carolina Lara.
“Por favor, não vai embora. Ninguém nunca ficou comigo por muito tempo antes. Eu só me lembro de coisas boas que aconteceram com a gente. Quando eu olho para você eu estou em casa, eu me sinto em casa. Por favor, eu não quero que vá embora. Eu não quero esquecer.”
— Procurando Nemo.
"É triste saber que um dia vou ver você passar e não sentir cada milímetro do meu corpo arder e enjoar. É triste saber que um dia vou ouvir sua voz ou olhar seu rosto e o resto do mundo não vai desaparecer. O fim do amor é ainda mais triste do que o nosso fim. Meu amor está cansado, surrado, ele quer me deixar para renascer depois, lindo e puro, em outro canto, mas eu não quero outro canto, eu quero insistir no nosso canto. Eu me agarro à beiradinha do meu amor, eu imploro pra que ele fique, ainda que doa mais do que cabe em mim, eu imploro pra que pelo menos esse amor que eu sinto por você não me deixe, pelo menos ele, ainda que insuportável, não desista." Tati Bernardi

sábado, 16 de março de 2013

“Mas aí concluí: felicidade não é algo que se planeja.”
“Amor vem de amor. Vem de longe, vem no escuro, brota que nem mato que dispensa cuidado e cresce com a mais remota chuva. Vem de dentro e fundo e com urgência. Amor vem de amor. Que não cabe, mas assim mesmo a gente guarda. A gente empurra, dobra, faz força, deixa amassado num canto, no peito, no escuro, dentro, ou larga pegando sereno. Amor vem de amor.Vem do pedaço mais feio, do mais sem palavra, do triste, vem de mãos estendidas. É tecido desfeito pelo tempo, amarelecido pelo tempo, pelo cheiro da gaveta fechada, pelo riscado do sol na madeira. Amor vem de amor. Vem de coisa que arrebata, vira chão, terra, cisco, resto, rastro, coisa para sempre varrida. É delicadeza viva forte violenta. Que faz doer, partir, deixar caído. Amor vem de amor. E dói bonito.” — Guimarães Rosa.
Mas eu não posso reclamar. É, não posso reclamar. Mas eu queria reclamar, conversar, entender, decidir. Ou então gritar, berrar, rugir, enlouquecer até você verbalizar uma improbabilidade tal como “garota, cala essa boca lotada de marimbondos e pequenas palavras mal escolhidas e vê se escuta isso: eu amo você demais.” — Gabito Nunes
“Você sabe. Acho que sempre soube. Eu tinha medo de gostar de alguém, de me envolver, de me mostrar sem disfarces. Amar dá um medo danado. De perder a liberdade, a identidade, de se machucar, de não saber mais voltar.” — Clarissa Corrêa.
“Porque eu gosto de quem presta atenção em mim. De quem procura novidade mesmo me conhecendo do avesso. De quem não desiste de me descobrir. De quem não se cansa da rotina. De quem se entrega. Sempre.” — Clarissa Corrêa
“A vida não é justa. Mas também aprendi que é possível seguir em frente, não importa quanto pareça impossível. Com o tempo, a dor… diminui. Pode ser que não desapareça completamente, mas depois de um tempo não é massacrante.” — Querido John
“Cara entenda que uma mulher sempre vai lembrar de um oi, de um abraço, de um “senti sua falta”, mas ela vai lembrar mais de quantas vezes você ignorou, você mentiu, você fingiu e quantas vezes ela chorou por você.”
“Eu sou sim a pessoa que some, que surta, que vai embora, que aparece do nada, que fica porque quer, que odeia a falta de oxigênio das obrigações, que encurta uma conversa besta, que estende um bom drama, que diz o que ninguém espera e salva uma noite, [...] E espera impaciente ser salva por uma metade meio interessante que me tire finalmente essa sensação de perna manca quando ando sozinha por aí, maldizendo a tudo e a todos... ’” — Tati Bernardi
“Você realmente acha que pode sair por aí distribuindo sorrisos lindos, abraços confortantes, palavras apaixonantes e depois simplesmente abandonar quem conquistou?”
“Do nada me dá uma vontade de te falar tudo o que eu sinto, tudo o que eu gosto em ti e o quanto eu gosto, mas aí eu me lembro que você já sabe ...”
Não importa quantas brigas tiveram, quantos palavrões trocaram e quantos “adeus” disseram. Se foram feitos um para o outro, voltarão a se encontrar. — Bruna Barone
“Eu sei que você tem medo de não dar certo. Acha que o passado vai estar sempre perto e que um dia eu vou me arrepender. E eu quero que você não pense em nada triste. Porque quando o amor existe, o que não existe é tempo pra sofrer.” — Los Hermanos
“Ela é desconfiada, não acredita em ninguém, segue cegamente sua teoria de que todos ao seu redor estão contra ela, de que cada palavra que escuta é vazia… E isso tudo porque ela já se cansou de palavras com cobertura e nenhum recheio…” — 400 histórias pra contar.
“Eu quero é ele. Ele, ele, ele. É que não tem ninguém igual. É que não vai ter sentimento igual. É que não vai ter outra pessoa que seja assim, tão única, tão perfeita, tão, tão… sabe? Não vai ter, eu sei.” — Clarissa Corrêa
“Uma mulher não precisa necessariamente de um homem para ser feliz. Mas ela precisa de amor para ser completa. Tem gente que vive bem cercado de bichos. Tem gente que vive bem cercado de livros. Tem gente que vive bem cercado de sapatos. Eu vivo bem cercada de amor.” — Clarissa Corrêa
“Ela não era a garota que ele sempre sonhou, ele nunca foi o garoto que ela imaginou pra ela. Nenhum dos dois eram um exemplo a seguir, mas por algum acaso do destino se tornaram perfeitos um para o outro.” — Um Amor para Recordar.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ele não vai te ligar e pedir desculpas, talvez não fale com você nem por internet. Não vai se arrepender de nada do que fez, e nem reconhecer que errou. Não vai perceber que está te perdendo aos poucos, ou que já perdeu. Não vai pedir pra que tudo volte a ser como era antes, ele está feliz assim. Não vai dizer para os amigos que sente a sua falta ou algo do tipo, e nem lembrar de você ao ouvir uma música. Ele não vai passar noites acordado pensando no quanto poderia ter dado certo, nem vai ficar imaginando planos que um dia poderiam se realizar. Não vai sentir ciúmes ao ver você conversando com outro menino, e com toda certeza do mundo, não vai passar horas no seu perfil só pra saber como foi seu dia, ou se você se interessou por alguém. Ele não vai perceber que fez a maior burrada de sua vida, nem vai se lamentar por ter perdido a pessoa que o fazia sorrir. Ele não vai compartilhar fotos de casais no facebook, e nem escrever coisas tristes no twitter. Ele não vai chorar, nem sofrer e muito menos morrer de amor. Não vai dar justificativas do por quê de tudo ter acabado, e nem vai querer saber o que você pensa sobre, e nem como você reagiu a tudo isso. Ele não vai sorrir ao te encontrar na rua, e se te ver, não vai ficar pensando o dia inteiro em como seu cabelo estava lindo, ou em como o seu sorriso é estonteante. Ele não vai correr atrás de ninguém, e provavelmente logo estará com a menina mais fácil que encontrou por aí. Ele não vai te amar, isso, se chegou a amar um dia.
“O celular tocou, era uma mensagem. O conteúdo era pequeno, dizia apenas “saudades”. Olhei o remetente e sorri de canto, mas não pelo motivo que você está pensando. Meu coração, quase parado lá dentro, sorriu comigo e disse: Que engraçado. Eu nem lembrava mais de você.”
“Eu quase consegui abraçar alguém semana passada. Por um milésimo de segundo eu fechei os olhos e senti meu peito esvaziado de você. Foi realmente quase. Acho que estou andando pra frente. Ontem ri tanto no jantar, tanto que quase fui feliz de novo. Ouvi uma história muito engraçada sobre uma diretora de criação maluca que fez os funcionários irem trabalhar de pijama. Mas aí lembrei, no meio da minha gargalhada, como eu queria contar essa história para você. E fiquei triste de novo. Hoje uma pessoa disse que está apaixonada por mim. Quem diria? Alguém gosta de mim. E o mais louco de tudo nem é isso. O mais louco de tudo é que eu também acho que gosto dele. Quase consigo me animar com essa história, mas me animar ou gostar de alguém me lembra você. E fico triste novamente. Eu achei que quando passasse o tempo, eu achei que quando eu finalmente te visse tão livre, tão forte e tão indiferente, eu achei que quando eu sentisse o fim, eu achei que passaria. Não passa nunca, mas quase passa todos os dias. Chorar deixou de ser uma necessidade e virou apenas uma iminência. Sofrer deixou de ser algo maior do que eu e passou a ser um pontinho ali, no mesmo lugar, incomodando a cada segundo, me lembrando o tempo todo que aquele pontinho é um resto, um quase não pontinho. Você, que já foi tudo e mais um pouco, é agora um quase. Um quase que não me deixa ser inteira em nada, plena em nada, tranqüila em nada, feliz em nada. Todos os dias eu quase te ligo, eu quase consigo ser leve e te dizer: “Ei, não quer conhecer minha casa nova?” Eu quase consigo te tratar como nada. Mas aí quase desisto de tudo, quase ignoro tudo, quase consigo, sem nenhuma ansiedade, terminar o dia tendo a certeza de que é só mais um dia com um restinho de quase e que um restinho de quase, uma hora, se Deus quiser, vira nada. Mas não vira nada nunca. Eu quase consegui te amar exatamente como você era, quase. E é justamente por eu nunca ter sido inteira pra você que meu fim de amor também não consegue ser inteiro… Eu quase não te amo mais, eu quase não te odeio, eu quase não odeio aquela foto com aquelas garotas, eu quase não morro com a sua presença, eu quase não escrevo esse texto. O problema é que todo o resto de mim que sobra, tirando o que quase sou, não sei quem é.”
~ Tati Bernardi.
"Tenho medo de te perder por falta de atenção ou por excesso dela. Tenho todos os motivos do mundo pra te pedir pra ficar comigo, do meu lado, mas não posso fazer isso, preciso sentir que você também quer estar comigo." Tati Bernardi
Me impressiono com o nível da síndrome "Ele não te merece" " Você eh muita areia pro caminhão dele" "você é linda e ele um cafajeste" " o amor não existe". E você só escuta isso de gente que não deu certo. Gente que na verdade nunca provou a verdadeira felicidade .. Aprenda: Se você ama não é bobagem ligar pra ele só para ouvir a voz, mandar sms mesmo que não tenha resposta. Vai ter dias que ele vai te deixar para sair com os amigos e quem disse que isso é traição? Ei, o amor não tem absolutamente nada haver com dar para receber. Vai além ... Amar é sorrir nos lábios do outro, é se esvaziar do EU e se encher do nós. Aprendi que em um relacionamento as coisas não precisam ser fofinhas, românticas e clichês o tempo todo. Amar, é ter vários motivos pra ficar triste, mas só da pessoa estar ao lado, tudo ficar bem .. Amar é se completar em outro ser. Você é muita areia pra ele? Vem cá? Estamos falando de quê? Ele é caminhoneiro e você tem um depósito? acertei? .. Não deixe que rabisquem sua história. No amor não existe certo ou errado .. Se te faz bem te faz feliz e se te faz feliz cuide para que dure. Afinal , até um conto de fadas só depende do príncipe e da princesa para ter um final feliz.

sábado, 9 de março de 2013

Se eu tivesse uma chance, faria durar. Não ia deixar o orgulho falar mais auto. Não ficaria com aquelas frescuras que eu sei que ele não gosta de “Você não se importa” “Você esta me iludindo”, eu simplesmente iria confiar. O lembraria todos os dias que eu o amo, que eu me importo. Iria dividir minha vida com ele, contaria tudo, meu dia, como uma melhor amiga! Se ele estivesse triste, eu faria gracinha, elogiaria, mas zombaria também pra não perder a graça. Não iria ficar brava com ele por coisas que ele não fez, iria contar os motivos de estar chateada. Não ia deixar ficar sem assunto. Superaria seus defeitos sorrindo, lutaria por nós. Iria acabar com as brigas com um beijo. Não negaria beijos. Não negaria esse sentimento. Diria pra todos: “EU AMO O SUJEITO”. Iria enfrentar meus pais e contar a eles. tudo que eu errei iria corrigir, por ele, por mim, por nós, pelo “Felizes para sempre” pelo “Até que a morte os separe”...
“Amar é sofrer choque térmico quando chega a hora de dar tchau, é implicar com o jeito do outro, brigar no meio da rua, pegar na mão, e fazer as pazes ali mesmo. Amar é brincar de briguinha, é dizer que vai amar pra sempre, é dar beijos e cheiros em lugares estranhos em locais inadequados, é beber no mesmo copo. Todo amente se arrisca meio poliglota “amore mio”, “mon amour”, “meine liebe”, “my love” ou “meu amor” mesmo.”
Faz meses que não te vejo, ‘que não falo com você’. Não sei se você está bem, se está estudando, se está gostando de outro alguém ou se às vezes ainda sonha comigo. Nada mais sei sobre você, além do que sobrou. Recentemente vi umas fotos suas, o corte de cabelo ainda era o mesmo, o físico, o estilo de roupas. Mas tinha algo diferente, eu sei que tinha, porém, como eu poderia explicar? Era algo no seu olhar castanho escuro, como se faltasse algo por dentro de você. Era o formato dos traços do seu sorriso, como se tivesse perdido um pedaço de você… Então lembrei, talvez o que faltava, era o pedaço de você que eu levei comigo, e não consegui te devolver. — Caio Fernando Abreu
"Só que muitos de vocês tem uma coisa que eu não tenho. Que é o pai de vocês, tá ligado. Meu pai se foi faz dois anos, e até hoje eu não consigo entender o porquê. Então, se você tem pai, se você tem mãe, se você tem uma casa, se você tem uma comida na mesa, se você tem uma cama limpinha, quentinha, se você tem saúde, se você enxerga, se você escuta, se você se supera, se você erra e aprende com o seu erro, AÍ VOCÊ É FELIZ, AÍ VOCÊ TEM TUDO! Porque dinheiro e sucesso não compra tudo não. O dinheiro compra muita gente, mas não compra tudo não, tá ligado." #LutoChorão
"Seja o tipo de mulher que, quando seus pés tocam o chão a cada manhã, o diabo fala: “Oh droga, ela acordou”."
Somos o sexo belo.

Não precisamos usar gravatas.

Sentar de pernas cruzadas não dói.

Se resolvermos exercer profissões predominantes masculinas, somos pioneiras, eles bichas.

Nossa inteligência é compatível com a de qualquer homem, mas nossa aparência é melhor.

Se matarmos alguém, e provarmos que foi na TPM, é atenuante.

Nosso cérebro dá conta do mesmo serviço, mesmo com 6 bilhões de neurónios a menos.

Somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.

Sempre sabemos onde estão as meias. - Se casarmos com o herdeiro do trono, seremos rainhas.

Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias. - Somos nós que decidimos quanto à reprodução.

Sentimos o bebé mexendo.

Amamentamos.

Temos 4 meses de licença maternidade. - Sempre estamos presentes no nascimento dos filhos.

Somos a estrela no casamento. - Alguém já ouviu falar em "muso" inspirador?

Vivemos mais. Somos mais resistentes à dor e às infecções.

Podemos dormir com uma amiga sem ser chamada de lésbica.

Namorado de amiga nossa para nós, é homem. - Não investigamos barulhos suspeitos à noite.

Somos mais sensíveis.

Temos um dia internacional. - E por último, fazemos tudo que um homem faz, e de salto alto! MARAVILHA!!!

sexta-feira, 1 de março de 2013

‎"Eu decidi, há muito tempo, que estou aqui pra ser feliz. É evidente que não vou passar por cima de ninguém, muito menos ser desonesta com meus princípios. Mas eu quero ser feliz, quero jogar os medos no lixo, quero me abrir para as oportunidades, quero me deixar levar sem medo e sem freio. Já quebrei a cara com amigos e com amores. E tudo bem, acho que isso faz parte do crescimento emocional. Nem todo mundo consegue entender a forma que a gente sente. Temos o dever de respeitar o espaço dos outros. Se eles não querem (ou não sabem) se dividir, problema é deles. Não estou aqui para convencer ninguém, quem quiser embarca comigo nessa loucura que é sentir. Quem tiver medo, sinceramente, que aprenda a lidar com seus demônios, que vá fazer terapia, meditação ou tomar tarja preta. Não estou aqui para salvar ninguém." - Clarissa Corrêa
‎"Ninguém sente a minha enxaqueca, minhas trocas de humor, minhas cólicas menstruais, ninguém paga as minhas contas, pensa o que eu penso, toma as decisões que preciso tomar. Por tudo isso, eu digo, se eu tenho que mostrar alguma coisa é pra mim. E por pensar dessa forma, sempre busquei me superar. Muitas vezes eu converso comigo mesma e digo força-força-força. Mas eu entendo que preciso me permitir sentir toda a fraqueza, vez ou outra."  - Clarissa Corrêa

‎"Dei um suspiro fundo. Um suspiro de verdade, vontade, saudade. Um suspiro diferente, sem mágoa, coerente. Ai, que saudade daquela pessoa sem medo, que se entregava sem pensar em nada, que tinha a ingenuidade no coração e no olhar. Ai, que saudade de mim."
O silêncio responde até mesmo aquilo que não foi perguntado.
“Tô pagando pra ver sim, tô com a cara exposta sim, e pode doer o quanto for, podem maldizer o quanto for, o sorriso que eu levo hoje apaga todos os outros rastros. Eu aprendi, aos trancos, que ser feliz não dói. Ser feliz não dói!” (Tati Bernardi)
Que mundo é esse que ninguém mais sabe amar?
Terá o dia em que sua ausência não fará mais diferença.
''Tá na hora da mulherada se ligar. Não adianta, homem quando nasce filha da puta, morre filho da puta. Não adianta você se matar na academia, deixar de comer besteira, virar uma panicat da vida. Não adianta você ser a melhor namorada do mundo, fazer todas as vontades. Se o maldito quiser te sacanear ele vai fazer de qualquer jeito. E o pior, a troco de nada. Sabe por quê? Porque determinados homens nunca estão satisfeitos com o que tem. Eles precisam ver com os próprios olhos que tem outros que valorizam, e que a mulher não tá ali a disposição. Senão, já era. E o pior, a gente insiste em achar que pode mudar alguém assim.. Ilusão nossa. É da natureza deles, é igual cachorro.. você pode dar a ração mais cara, que ainda assim ele vai insistir em fuçar o lixo.''